Breaking Bad - Teoria das Cores
Eu sei que a maioria das pessoas que é fã de séries já assistiu Breaking Bad e não está muito interessado em fazer um "remember" de tudo e saber como é a história porque já está no passado. Mas eu infelizmente somente tive a oportunidade de assistir a série completa esse ano de 2020 e obviamente me deixou viciada.
Uma das coisas mais importantes que percebi na série, dentre tantos detalhes minuciosamente colocados nos episódios foi a relação das cores de roupas e acessórios e os personagens e elas estão claramente relacionadas a cada um deles e suas emoções no decorrer da história. Isso para mim foi muito claro com a personagem Marie Schrader e dela passei a perceber tal fato nos demais personagens.
Eu dei uma lida em outros sites e efetivamente foi intencional combinar as cores dos cenários e roupas dos personagens de acordo com certa emoção/situação/cumplicidade que tinham em cada cena. E li também que inclusive os nomes dos personagens principais tem essa relação, por isso Walter White seria a transição do professor de química, branco, inocente e ingenuo para negro o que é obviamente seu lado obscuro, assassino e ambicioso, Jesse Pinkman tem o nome como pink, rosa, que seria a transição de infantilidade, falta de amadurecimento para o vermelho que já levaria para a dor, sangue, morte e violência.
Cada personagem tem um significado para a cor diferente e isso vai mudando e evoluindo junto com a história, o designer John LaRue criou uma paleta de cada personagem de cada temporada para mostrar que o lance das cores é bem sério e super trabalhado na série:
Com isso podemos trabalhar cada personagem e tentar explicar como funcionou todo esse tratamento psicológico das cores e o figurino de cada um deles:
Walter White
Nosso querido Heisenberg é um dos que mais muda de cor no decorrer da série, seria uma transição forte de quem era para o que se tornou. Sua cor predominante é o verde que no estudo das cores representa a ambição e ganância. Essa cor curiosamente também aparece em Skyler quando essa descobre os segredos do marido e claro também faz parte da cor do incrível sem vergonha Saul Goodman. Mas no que diz respeito a Walter suas cores vão escurecendo na primeira temporada de acordo seu envolvimento com a metanfetamina e a descoberta e tratamento do câncer.
Importante notar também que inclusive sua fisionomia altera no decorrer da série, sendo que no início ele tinha uma aparência mais limpa e leve e ao fim muito mais carrancuda e ameaçadora.
Skyler White
Para mim é uma das personagens que menos gosto porque ela é suja como Walter, mas ao invés de efetivamente trabalhar para um objetivo concreto ela é mais uma criticadora exaltada, ou apoia o marido ou não, não existe meio termo. Mas ao mesmo tempo quer jogar na mesma moeda e obviamente não condiz muito bem com o tipo de reação que teria na mesma situação.
Enfim voltando as cores Skyler sempre tem um tom azul claro que começa a ir se deteriorando para uma cor mais escura de acordo com os segredos revelados de Walter. Ela vai evoluindo do claro ao escuro junto com Walter até o fim da série. Saindo do seu lado ternurinha para cúmplice.
Walter White Junior
Adoro o "Flynn", é um ótimo personagem e super bem trabalhado pelo ator, ele possui um amor incondicional pela família e é claro que suas cores vão combinar com o apoio que dá a cada um dos pais. Ou seja, quando está apoiando a mãe está tons claros e similares ao dela e com o pai a mesma coisa. Dizem que se trata de uma personalidade maniqueísta que significa somente apoiar um lado da história, isso considero absolutamente normal e válido para um adolescente de nível médio, afinal tantas outras coisas passando em sua juventude e ainda necessitando "brigar" dentro de casa, ele vai para o lado que mais convém a história.
Hank Schrader
Hank segue sempre uma mesma linha de cores que variam muito pouco e que sempre seguem a paleta da cor, mas com pigmentações diferentes. Ele inicia a série com laranja, amarelo e pêssego, depois no decorrer dos episódios vai ficando marrom e enquanto se recupera de seu acidente e passa a ativa de novo ele volta a essa tonalidade, mas em um meio mostarda, como se fosse uma combinação do escuro e claro, já que obviamente ele viveu momentos escuros em depressão após o tiro que leva.
Marie Schrader
Ela é a campeã das cores, porque é extremamente divertido ver como ela tem absolutamente tudo roxo ou lilás, até sua casa, aliás sua casa é uma combinação de cores laranjas de Hank e roxos de Marie. Foi graças a ela que percebi toda a teoria das cores de Breaking Bad, porque é tão explícito e exagerado que com isso foi buscar no Google se havia alguma relação. Então entende-se por parte dela que o roxo é seu estado natural, contudo quando há algo de errado em sua vida ela altera a cor da roupa. Por exemplo quando ela usa amarelo um belo dia que condiz com a paleta de cores de Hank e que sim é quando ele encontra a clareza dos fatos do caso de Heisenberg.
Jesse Pinkman
Gosto de Jesse, mas sei que é um pirralho imaturo e que não tem controle emocional nenhum. Sua raiva se transpassa para suas roupas e as mortes das quais se envolvem vem nitidamente combinadas com roupas vermelhas. Sua vida vai sendo influenciada por Walter e ele parte para tons escuros como preto e cinza. E claro quando está em tratamento das drogas suas cores começam a ficar mais claras, como efetivamente se tivesse limpando. Mas percebe-se sua cor vermelha é a que combina em todas suas cenas de acesso de raiva então obviamente percebe muitas decaídas de Jesse no decorrer da série.
Obrigada se leu até aqui.
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário