Klaus (Netflix)

Eu não sei dizer se gosto ou não gosto de filmes natalinos. Alguns são muito bons como "Meu Papai é Noel", "Herói de Brinquedo", "Grinch", mas tem alguns que são apelativos demais na mensagem mimizenta de paz na Terra e amor ao próximo que me deixa entediada. Então vi que a Netflix lançou essa animação chamada Klaus, da qual eu apenas li alguns comentários positivos e depois minha filha  também assistiu com alguns amiguinhos e me disse que tinha gostado, resolvi arriscar meu preconceito e ver também. 

Gostei, a história é super bem trabalhada e não é uma chatice que o Papai Noel é uma pessoa animada e feliz, e sim mostra uma versão mais autêntica e sem magia fantasiosa, o que para mim me impressionou e que me fez gostar mais ainda. 
O filme deveria na verdade chamar Jesper (que na versão em português é dublado por Rodrigo Santoro), porque basicamente é o responsável de tudo acontecer, trata-se do filho do diretor dos correios, bon vivant, não faz nada o dia inteiro, seu pai tentou encaixa-lo em diversas funções na empresa, mas sempre trabalhava com má vontade para depois poder ficar tranquilo porque era "demitido" do serviço. Até que o pai dele se irrita e o manda para Smeeresnburg, uma cidade longe do mundo basicamente, em um ilha, onde o correio não está instalado e dá para ele o castigo de que deve registrar pelo menos 6 mil cartas ali, só assim voltaria para casa e suas mordomias.

Tudo poderia ser lindo só que a cidade tem uma tradição assombrosa de eterna briga e rivalidade entre os dois clãs que ali vivem os Krum e  os Ellingboes, eles se atacam diariamente com flechas, fogo, sujeita, trapaças, tudo que possa imaginar que um inimigo faria com o outro, obvio, por ser uma animação de cunho infantil não há mortes, mas chegam pertinho disso. Nenhuma criança vai à escola, a possível professora da cidade (Fernanda Vasconcellos) transformou em um armazém de venda de peixes, porque já que não recebe nenhum aluno, não tem dinheiro para sobreviver e vai se adaptando com esse comércio asqueroso.
Claro que ninguém o pesca, ninguém quer saber de mandar cartas, todos querem ficar se atacando entre si, até que dentre uma de suas buscas por clientes se depara com um menininho trancafiado dentro de uma torre que perde seu desenho que saiu voando pela janela e a qual Jesper a encontra e tenta barganhar com esse menino para tentar enviar o desenho de volta como uma carta. Para quem sabe ter sua primeira entrega, seu primeiro selo autenticado. Claro que não dá certo e quase perdendo completamente as esperanças se dá conta que não fora visitar o lenhador que mora nos confins de uma floresta próxima a Smeeresnburg, é lá que encontra Klaus (Daniel Boaventura), assustador e grandalhão, possui uma coleção de brinquedos de madeira guardados. 

Jesper um medroso de primeira se assusta com a figura peculiar de Klaus e foge, com isso deixa cair o envelope com o desenho do menininho da torre. Jesper obviamente desesperado, coloca todos seus pertences em uma carroça, prestes a abandonar a cidade, já aceitando dentro de si a vida de miséria que seu pai lhe dará, mas que compensaria depois de tanta ofensa e medo que passara naquela cidade. É brecado então por Klaus que quer entregar uma encomenda justamente para o pequeno menino da torre, fazendo Jesper, que é o carteiro entregar pela chaminé (devido a um louco ataque de cães raivosos). A entrega era um brinquedo de madeira, um sapinho que fazia acrobacias, deixando o menino completamente animado e feliz e dali desencadeando o primeiro boato da entrega de presentes por cartas.
O filme vai seguindo super animado com altos e baixos dos personagens, cenas tensas e divertidas. Vale muito a pena compartir com a família esse filme agora que estamos nessa época do ano. Se mostra mais verdadeira a história, com lógica as tradições e toda os detalhes que conhecemos do que é o Papai Noel, porque ele come os biscoitos, trenó voador?, renas, carvão para crianças desobedientes, tudo isso é bem explicado no filme de forma engraçada. 

Espero que tenham gostado. Abaixo podem conferir o Trailer oficial da Netflix:


Obrigada e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas