1 País x 10 Curiosidades Cinematográficas - Holanda

Com o infernal Coronavírus caminhando pela humanidade houve uma extrema queda nas viagens internacionais e nacionais, e eu como trabalho na área do Turismo vi um extremo colapso no setor, diversas empresas aéreas cancelando voos, passageiros desesperados para voltar para seu país, ou os que nem embarcaram correndo para remarcar a viagem ou até mesmo cancelar. Uma tristeza que me faz pensar em quando o mercado turístico vai se recuperar, sei que as empresas do setor poderão em sua maioria quebrar e  fico especulando o que devo fazer então da vida. Tudo é muito precoce, e no momento estou estagnada apenas divagando comigo mesma a respeito do futuro. Sou ansiosa e aí está minha sina em não descansar.
Por isso em alternativa a tudo isso eu encontro no blog, apesar de não ser famoso, e nem extremamente visualizado uma válvula de escape para poder manter minha mente ativa, pensar,ler, escrever isso vai treinando o cérebro e acho que já está válido no sentido de produtividade em tempos de quarentena. 

Para isso estou retomando as publicações de sexta-feira que é "1 País x 10 Curiosidades Cinematográficas", e para essa semana elegi a apaixonante Holanda, que eu espero conhece-la, tão bela, e na primavera tão florida, com muita história e inspiração para todos nós. Não é a toa que o escritor John Green usou a belíssima Amsterdam em um de seus livros, Vem conhecer a lista?:

1) A Culpa é das Estrelas
Amsterdam é bem retratada no filme e no livro, já que Hazel e Gus tem uma "missão" com seu autor de livro favorito na cidade, é onde o romance dos dois se desenrola e onde ficamos encantados com o cenário, locais da cidade como o Banco Verde, a Casa de Anne Frank e Rembrandt Square aparecem nas cenas.

2) O Diário de Anne Frank (1959)
Falando de Anne Frank, claro que o filme de 1959 que conta a história dessa menina tão importante para a humanidade também teve cenas gravadas em Amsterdam. Foi baseado em uma peça teatral que começou na Holanda e depois ganhou cenário da Broadway para depois ser criado um roteiro para filme. 
Anne Frank é e sempre será uma das figuras mais importantes da Holanda e do mundo em tempos da Segunda Guerra Mundial, o livro é escrito pela menina de então 10 anos que vai contando seu dia-a-dia escondida com a família. Quem não leu ainda este livro deve imediatamente conhece-lo, é enriquecedor culturalmente e muito triste.


3) Gigolô por Acidente
Saindo um pouco para uma linha de comédia, temos o filme Gigolô por Acidente em que Deuce um limpador de aquário se mete em uma confusão destruindo toda a casa de um gigolô ricão e para reparar o caos precisa de dinheiro urgentemente e acaba ele mesmo se metendo com a clientela dele, o que sucede em sequência são cenas malucas e engraçadas. Uma delas se passa em Amsterdam.

4) A Espiã
O filme se passa em cenário da Segunda Guerra Mundial em que um cantora judia, Rachel Stein se esconde até que em um bombardeio o local onde ela está é destruído e tem que fugir com um grupo de judeus até o sul da Holanda que está livre de ocupação nazista. Em meio a essa fuga nazistas matam todos do grupo, exceto ela que consegue escapar e se unir a resistência. Muda de nome para Ellis e vendo interesse de alemães nela, pede um trabalho, assim passa a viver uma dupla vida como espiã para a resistência.

5) Paraísos Artificiais
Uma vida intensa de uma DJ (Erika) e sua amiga (Lara) onde trabalham em um festival de música até conhecer um rapaz (Nando) do qual seguem em extrema loucura juvenil. Anos depois, depois dos três já sem se ver há tempos, Erika e Nando se encontram em Amsterdam, e vivem novamente um romance, um pouco mais maduro, contudo ela vai se recordando os motivos que os fizeram se afastar.


6) O Albergue
Esse não se passa na Holanda, mas tem uma cena importante que acontece em Amsterdam. Esse é o filme de horror mais intenso que já assisti na vida, realmente é chocante, mas deixamos para falar sobre ele depois, o que quero é apontar onde aparece o país que estamos falando. Dois mochileiros americanos estão fazendo um tour pela Europa, conhecem um islandês que começa a acompanha-los pela viagem. E em Amsterdam conhecem um ucraniano que oferece uma ideia de hostel na Eslováquia onde podem encontrar lindas mulheres, um paraíso para os solteirões. E é nesse local que coisas medonhas e horríveis começam a acontecer.



7) Moça do brinco de Pérola
Ela é considerada a "Monalisa Holandesa", o filme conta a história de Griet uma jovem camponesa holandesa que devido dificuldades financeiras é obrigada a trabalhar na casa de um pintor renomado da época, e com o tempo a faz de musa inspiradora para um de seus trabalhos mais importantes e destacados, a tela "Girl with a Pearl Earring"


8) 007 - Os Diamantes São Eternos
O filme antigo de 007 com Sean Connery de 1971 tem uma das cenas gravadas em Amsterdam, na ponte conhecida como The Skinny Bridge onde hoje em dia fica completamente iluminada pela noite e é um ponto de foto de casais apaixonados, foi nessa ponte que uma das cenas do filme se passa. Não consegui uma imagem de boa qualidade, mas pelo menos ajuda a ilustrar.


9) House of Boys
O filme é bem artístico e dramático, passando cenas da produção em Amsterdam, onde conta a história de Frank que saído do ensino médio vive no mundo do sexo e música onde descobre um novo amor que o transforma. O filme traz também a temática gay, misturando a luta pela doença do personagem.


10) Undercover (Netflix)
Operação Ecstasy é uma série da Netflix que passa na Holanda e Bélgica e traz a tona a história do tráfico das "balinhas". Agentes infiltrados na operação de um chefe do tráfico o acompanham e tentam destruir sua operação. A série tem 10 episódios e é baseada em fatos reais, ainda não assisti, mas já está na minha lista.
Obrigada se leu até aqui.
Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas